-->

Veja como fazer a limpeza de estofados em 4 simples dicas

Como limpar estofados


A correria do dia a dia e hábitos errados como o de comer assistindo televisão só podem fazer um estrago no estofamento dos sofás, porém nada de desespero, hoje vou falar sobre dicas de como fazer a limpeza de estofados.



Como limpar o sofá facilmente 

Para Limpar sofá facilmente, basta seguir os passos e manter a organização da rotina de sua casa. Existem tarefas diárias, semanais, mensais e eventuais na organização do lar, correto?

  Limpeza de sofá - Diária

como fazer a limpeza de estofados
A limpeza de sofa para não acumular sujeira que acabam entrando nos vãos do estofado o melhor é diariamente usar uma escovinha macia e seca na varrição do estofamento. Apoie um balde abaixo dos acentos para recolher a sujeira que cairá e passe a escova no sentido de da trama do tecido, não esfregue com força, não é força, é jeito, nesse caso não molhe o estofamento.

Limpeza de sofá - Semanal

A limpeza de estofados deve ser mais rigorosa uma vez por semana, onde irá passar um aspirador em toda a superfície. Após a primeira limpeza de sofa, coloque em um balde a mistura de um copo de álcool + 1 colher de sopa de bicarbonato + 1/2 litro de água. Nos locais que tenha manchas nos tecidos do estofamento esfregue essa mistura com uma esponja do lado macio e não encharque. Imediatamente passe um pano quase seco ( úmido de apenas água) para retirar o produto. Sempre quando falamos esfregar é no sentido da trama do tecido. 

Limpeza de sofá -Mensal 


A limpeza de sofa mensal é bem mais pesada, não deve ser feita para todas as casas, depende da dinâmica da família e quantas pessoas usam o sofá, se realmente for uma família recomendamos o procedimento, principalmente para as que têm crianças e animais, já se é um casal ou pessoa sozinha, talvez fazer o procedimento a cada três ou quatro meses seja mais que o suficiente.

Aqui faremos a lavagem de sofa, para que fique tudo bem limpinho começamos com a aspiração do estofamento, posteriormente utilizaremos ou um xampu para lavar estofamentos e carpetes, outra opção é utilizar a mistura de 2 litros de água+2 colheres de sopa de bicarbonato+1 colher de sobremesa de detergente líquido para lavar louças e 2 colheres de sopa de amaciante. Mexa a mistura no balde até fazer muita espuma, use somente ela para passar em todo o estofamento  com uma escova de cerdas macias, sempre com movimentos em sentido da trama do tecido e não use força. Passe um pano seco para retirar o excesso, espere secar por 30 minutos e repasse o aspirador, pronto o sofá estará super limpo. Não encharque o tecido, isso passará para as camadas do estofamento, causando mofo e mal cheiro.

Limpeza de sofá - Anual

A limpeza anual de sofas e estofados deve ser feita por empresas profissionais, não há como fazer a limpeza de estofados nesse caso de forma doméstica, nossos equipamentos são fracos, não dão certo. Mas o investimento em uma limpeza por empresas especializadas é muito recomendada, o custo x benefício é com certeza recompensador e até mesmo recomendo a impermeabilização dos estofados.
Como viram é tranquilo manter a vida útil de nossos sofás e poltronas fazendo a limpeza regular.

❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar


Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB ou no blog aqui logo abaixo. Obrigada pela visita. Até a próxima!