-->

como organizar a sua mudança passo a passo

Dicas para organizar mudança sem mistério


Se você é marinheiro ou marinheira de primeira viagem, ou melhor, de primeira mudança, não se assuste, com estas dicas simples de como se organizar para fazer uma mudança, tudo ocorrerá bem e sem grandes traumas.

Chega de enrolação e bora pro que interessa, que vocês sabem, aqui a gente foca é no que você quer saber.


imagem da internet


1- Planejamento do Calendário da mudança


Se você vai mudar, comece o planejamento 30 dias antes se possível, a menos que você esteja full nesse trabalho, mas se divide seu tempo com outras tarefas, a real é que, será um pouquinho por dia o tempo que poderá dedicar ao projeto.

- Tire as medidas da nova residência, decida o que fica e o que sai. O que não será levado coloque para vender o que der e doar aquilo que não conseguir vender, mas coisa velha é lixo. E que fique claro, nunca ganhamos dinheiro neste processo, apenas tentamos minimizar os danos.

   Existem ótimos sites como OLX e Facebook, nos grupos de desapego de bairros e o marketplace. Tome cuidado ao negociar e sempre tenha mais pessoas para o momento da entrega do produto e recebimento dos valores. Tem muito gatuno por aí que vive disto, roubar o que eles chamam de "gente trouxa" e revender. Se não tiver como contar com amigos nessa parte a outra opção é chamar uma loja de produtos usados e fazer o lote. Mas o que for de maior valor, esconda, porque estas lojas pagam muito pouco.


Quando faltar 15 dias para a mudança:



- Faça uma pasta no celular ou na nuvem, nomeie como minha mudança ou apê novo, enfim. Comece fotografando todos os conectores e aparelhagens com fios e cabos que você vai desmontar, nome e numere os cabos antes de fotografar, isto facilita muito.

- A mesma medida é válida para a decoração, registre fotografando os espaços, se for manter a mesma decoração e disposição dos móveis. 

- Faça uma planilha, se puder e tiver paciência, colocando os nomes dos cômodos ou espaços do novo local. Isto facilita muito na montagem e desmontagem do "cenário" da casa.

- Se não for contar com empresas de mudança faça a busca de caixas nas lojas e compre sacos de lixo grande, 100 e 50 litros reforçados. Todas as malas e bolsas grandes também servem para auxiliar na mudança, devem estar com objetos, roupas, sapatos dentro. Não desperdice espaço.

2 - 10 dias antes da Mudança - Organizando 


- Hora de etiquetar as caixas, sacolas, malas, qualquer recipiente que será utilizado para o transporte da mudança. Vale etiqueta, anotação com caneta, enfim o importante é que tenha o local e nº da embalagem. Ex: quarto3- 02, sala1 - 16 etc.

- Não deixe para os dois ou três dias antes da mudança o embalamento. Todos os dias guarde e identifique os materiais.
- Uma semana antes da mudança não compre mais nada que utilize geladeira ou freezer. E vá utilizando os alimentos que estiverem em estoque. Isto evita o desperdício. Lembrando que pelo menos 24 horas antes da mudança a geladeira e o freezer terão que serem limpos e secos. Mas como o freezer demora horas para descongelar 48 horas antes da mudança é o período ideal para limpá-los.

3 - Materiais essenciais 


Faça um planejamento do que você vai precisar durante o período da mudança. isto é, separar materiais para os dias que antecedem e para os subsequentes da mudança. Poque no mundo lá fora a vida continua, é escola, faculdade, trabalho e outros compromissos que ocorrerão. Então precisará de alguns itens, estes farão parte do uso imediato. 

4 - Medicamentos


No mesmo nicho de roupas e materiais para os último e primeiros dias do processo de mudança, irá precisar separar os itens de primeiros socorros e medicamentos de uso contínuos que ficarão visíveis e não podem ir com o caminhão de mudança e sim com o que irá junto com vocês.

5 - Administrando a agenda de compromissos


No período que antecede a mudança, quando já conseguiu agendar os profissionais envolvidos, precisará remanejar sua agenda e dos demais integrantes da família, tente esvaziar dois dias antes e dois dias depois. Vocês precisam focar no que irão fazer, terão desgaste físico e ficarão muito cansados. E mais uma dica, tente colocar a mudança para sábado de manhã, pois terá o dia todo e ainda o domingo para começar a fazer o novo lar funcionar.

Nem pense em fazer as refeições neste período. Abuse de sanduíches naturais, com muitas folhas, verduras e legumes caseiros, frutas, quentinhas ou marmitas de restaurantes próximos. E em último caso, o famoso, fast-food. Mas este último não dá energia, rouba a vitalidade, causa letargia, tudo o que vocês não precisam agora.

6 - Evite a dor de cabeça de ter seu CPF e crédito restrito


Mudar o seu endereço em todas as empresas como administradoras de cartões, companhias de telefonia, TV e internet. Programar o desligamento e a retirada da titularidade de contas da residência antiga de luz, água e gás.

Programar a ativação e instalar o básico na residência nova antes do dia da mudança: gás, energia elétrica, o pacote de telecomunicação (internet, TV e Telefonia).

7 - Hora das faxinas


Lembre-se que além de todo o perrengue listado acima você ainda tem que entregar o imóvel vazio, limpo e em condições semelhantes às de quando locou. Então se não tiver uma equipe, rede de apoio grande, não se desespere. Contrate um profissional para fazer a faxina depois da mudança, se precisar de caçamba para entulho já faça o agendamento prévio. Lembre-se que terceirizar serviços e processos de menor complexidade pode ser muito mais prático e menos desgastante, do que querer concentrar tudo em suas mãos e acabar perdendo o controle de itens importantes.

E como estamos neste item a nova residência precisa de uma limpeza inicial, talvez uma dedetização. Programe isto antes da mudança, um ou dois dias antes é o melhor. Lembrando que a dedetização precisa de tempo para agir antes de poder fazer uma limpeza forte, consulte com a empresa quantos dias você precisará para calcular tudo certinho e não jogar dinheiro fora.

Se seguir esse nosso guia ou utilizar como inspiração para elaborar o seu próprio calendário, creio que será muito bem sucedido. Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB ou no blog aqui logo abaixo. Obrigada pela visita. Até a próxima! prestigie os nossos patrocinadores, compartilhe e seja feliz Obrigada!