-->

Como Limpar 8 Tipos de Pisos Sem Danificar

Vamos aprender como limpar 8 pisos corretamente?

Aqui você ira aprender a limpar corretamente Laminado, porcelanato, linóleo, sinteco, bambu, cimento queimado e vinil com dicas exclusivas e vou continuar a pesquisar para trazer mais facilidade para todos nós.

limpar 8 tipos diferentes de piso


Quem nunca teve dúvida na hora de limpar um chão ou piso? Acredito que a maioria de nós, mesmo as donas de casa mais experientes têm esse receio, sabemos que uma vez que está o piso está danificado o reparo do piso é dificílimo ou não é possível de forma caseira, tendo que contratar serviço de empresas especializadas em pisos e gastar um dinheiro que não gostaríamos ou não poderíamos fazer. 

Mas nada de tristeza aqui no blog, nada de ficar se vitimando, pra tudo nessa vida tem solução, nem que seja se conformar.... Brincadeirinha, relaxa que vou ajudar! 

Pensando nessa situação toda resolvi pesquisar e trago aos meus queridos leitores o resultado dessa pesquisa que tem me auxiliado muito e acredito que fará o mesmo por você, vamos lá.


→ Saiba limpar piso vinílico


Que tipo de piso é este? Ele é feito de PVC e minerais, super fácil de instalar, é ideal para ambientes fechados e cobertos, de casas, escritórios e ambientes corporativos, só não pode ser aplicado sobre pisos de madeira diretamente. Atualmente a galera vem preferindo o tipo que imita madeira, mas existem vários modelos de piso vinílico é só procurar, mas vamos à limpeza que é o nosso assunto.

limpar piso vinilico corretamente

Limpeza rotineira - Facinho, o primeiro passo é varrer bem ou passar o aspirador, em seguida use uma mistura feita de detergente e água. É aplicada com rodo e pano que de preferência não solte fiapos e para finalizar, passe outro pano sequinho. Deixe o ambiente arejado, o piso pode mofar se não ficar bem seco.

Mas e se existirem manchas? Use uma esponja macia e úmida nelas com um pouquinho de bicarbonato de sódio. Não coloque a força do mundo, pois pode riscar, seja firme, mas não dura.

E se o brilho do piso estiver embaçado?  Sem problemas, temos outra solução. vamos renovar o brilho do piso vinílico com um pano úmido de uma outra misturinha mágica. Em um balde coloque 3 litros de água e uma xícara de chá de vinagre branco, faça o teste em uma parte que não seja visível, provavelmente nada ocorrerá, mas temos que zelar por ele. Então, se tudo estiver bem aplique em todo o piso e deixe secar naturalmente, lembre-se o pano deve ser úmido e não molhado.

→ Saiba como limpar piso de carpete ou tapetes


A primeira dica é evite a utilização de escovas e vassouras nos carpetes e tapetes, elas não fazem muito bem, desgastam muito mais rápido os materiais diminuindo a vida útil dos mesmos.

saiba como limpar carpete e tapetes


Para a limpeza do dia a dia dos carpetes e tapetes utilize o bom e velho (ou novo, vai saber...) aspirador de pó, ele é o suficiente para a rotina.

Mas e quando as manchas aparecem? Um pano macio de algodão, de preferência branco, com 10 gotas de detergente neutro diluídas em água morna, basta um copo. Esfregue no local da mancha e retire com um outro pano ou toalhas de papel absorvente brancas. Jamais use papeis com estampas, ou você terá um sério problema, verá seu lindo carpete ou tapete ficar com aquela estampa do papel.

→ Aprenda como limpar sinteco e piso laminado


A boa notícia é que este piso é bem resistente, graças ao verniz que é aplicado diretamente na madeira após ser lixado por máquinas, sempre podendo ser renovado quando já está gasto. Porém temos que limpar o piso com sinteco, então vamos ao que interessa.
como limpar sinteco e piso laminado


Primeira dica, não ouse lavar, nada de ter a brilhante ideia de usar o esfregão e ensopar o piso, não é piso frio, ele é um bom piso, mas requer cuidados.

Com um pano limpo e um rodinho você conquistará o piso limpo sem grandes dramas, utilize nele um apenas pano seco, sim sem nada, é para tirar a poeira. E em casos de uma faxina mais pesada opte por produtos apropriados vendidos nos supermercados, nada de usar cera ou produtos oleosos e esqueça da água, no máximo o paninho úmido. Fácil, não é?


→ Saiba como limpar cimento queimado

Apesar de resistente o cimento queimado também é um piso poroso assim como o granito e o mármore, então sua limpeza deve ser parecida com a dos pisos já mencionados. Sabão neutro, enceradeira aqui, uma vassoura ali e pronto. Porém dos 3 ele é o mais sensivão, então cuidados redobrados, ok? E a coisa piora se não tiver uma bela camada de resina, podendo ficar quebradiço. Deixe de lado a ideia de produtos abrasivos e ácidos.

LIMPAR CIMENTO QUEIMADO


Vamos a uma bela receita econômica para limpar seu piso de cimento queimado.
Em caso de piso resinado o melhor é seguir as orientações da prestadora de serviço que fez a aplicação, se não se lembra, ligue para eles ou envie um e-mail. Normalmente o que se deve fazer é limpar sempre com pano macio e seco, se existe sujeira mais pesada use o pano úmido com água, você deve apenas limpar para manter a resina, nada de passar cera.

Agora se seu piso de cimento queimado não tem a camada de resina vamos cuidar dele com, sabe aquela cera em pasta que você estava louca para ler aqui e saber em qual piso estaria liberada? hahaha, sei que é mentira isso, mas foi pra descontrair. Então agora chegou a hora de aplicar cera em pasta para dar aquele brilho, pelo menos na primeira limpeza e obviamente depois da cera sequinha é hora de dar o lustro com a enceradeira. Para as demais vezes, uma cerinha líquida aplicada uma ou duas vezes ao mês e a enceradeira para dar o acabamento é o suficiente.

→ Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato e ladrilho


Chegamos aos pisos que mais comumente são encontrados nas residências e alguns escritórios, o motivo é simples, são de fácil manutenção e limpeza e uma infinidade de produtos específicos comercializados e produzidos pelas fábricas, porém, poucos são os produtos ecologicamente corretos.

como limpar porcelanato-ceramica-ladrilho


Vamos a mais uma receitinha daquelas que são muito mais econômicas ainda dão um refresco para o meio ambiente?

Para limpeza de rotina, simples e leve. Misture 3 colheres de sopa de vinagre branco, 3 gotas de detergente, meio litro de água quente e aplique no piso, utilize pano para espalhar ou um mop, retire o excesso com um pano seco de algodão ou microfibra. Esta mistura deve ser aplicada uma vez por semana.

Para limpeza pesada, quando o chão tem muita sujeira e está encardido. Neste caso use ou alugue e use um "Vaporeto", aquele aparelho que utiliza o vapor quente de água para retirar a sujeira, gordura e manchas, alem é claro de mofos e outros microorganismos.

➤Importante!

É proibido utilizar amoníaco, cloro e vinagre nestes tipos de piso, se insistir terá sua cerâmica, porcelanato ou ladrilho todo manchado, riscado, sem brilho e com aspecto desgastado.


⇢ Veja como limpar piso de bambu


O uso de bambu no piso é bem bacana, bonito, dá um aspecto muito bom, porém tem um probleminha ele tem alta sensibilidade, então devemos ter mais atenção ao limpar. Mas em sua defesa é um material ecologicamente correto.

aprenda a limpar piso de bambu


A conversa tá boa, mas sei que veio mesmo é atrás da receita para limpar o piso...

O ideal mesmo é que o piso seja impermeabilizado com vernizes como o sinteco, dizendo que ele não teve esse tipo de tratamento o procedimento é bem simples para fazer a limpeza do piso de bambu.

Semanalmente use essa misturinha, em um balde ou bacia coloque 3 litros de água fria, misture nela 2 colheres de sabão neutro, misture e passe no chão com um pano de algodão, molhado, mas não respingando. Após retirar o excesso com pano seco que pode ser o de microfibra ou o de algodão, cada pessoa sabe o que é melhor.

Diariamente poderá varrer com vassoura maca e utilizar o aspirador de pó.


→ Limpar piso de mármore e granito, aprenda como fazer


Mármores e granitos junto ao porcelanato são os queridinhos dos brasileiros, sinal de status aqui no país, independentemente de serem nada ecológicos as pessoas que querem mostrar poder sempre usam esse tipo de piso, por outro lado a beleza do mármore é inigualável.

como limpar marmore e granito


Mas para se manter desta forma precisa de muita atenção na hora da limpeza. Sabemos que são porosos, ainda que resinados e uma vez que um determinado líquido penetre, se manchar a única forma de tirar é lixando e polindo novamente a peça.

Na limpeza do dia a dia use sabão neutro e água, um paninho resolve, semanalmente ou mensalmente depende de quanto o piso fique exposto deve-se passar impermeabilizantes próprias para o piso e selantes, casas de construção costumam tê-los.

O que é proibido para mármore e granito?

Cloro, produtos multiuso, produtos com butiglicol, água sanitária, na hora que limpar o piso até fica bonito, mas é com o tempo que o desgaste e as manchas se instalam.

→ Como limpar o piso linóleo

Um piso que a gente só tem notícia de uso na região sul do país, ele é feito de cortiça, então deve ser cuidado como cuidamos da cortiça, ah, não cuidamos da cortiça, hehe.

Como limpar linoleo


Bom, enfim, ele é feito de cortiça, calcário, fibras de madeira, resina e pigmentos minerais, uma misturinha do que "sobroudeontem". Extremamente frágil.

Coloque em um borrifador de limpeza geral 4 gotas de detergente e 500 ml de água quente. Borrife no piso e passe um pano seco, limpando a sujeira e em partes. Não pode ser lavado e muito menos ter contato com abrasivos.

→ Aprenda a limpar piso de madeira maciça e piso laminado de madeira 



Este tipo de piso pode ser finalizado com sinteco, cera ou poliuretano, em geral é isso. 

Para fazer a limpeza de piso de madeira basta utilizar aquela misturinha de 2 colheres de sopa de detergente neutro e 3 litros de água. Passe o pano com auxílio de um rodo, o pano deve ser torcido para que fique quase seco, se não tem força é só pedir para uma pessoa que tenha e torça bem esse pano, madeira molhada estraga, então é realmente só para retirar a sujeira. Passou o pano úmido  e em seguida deixe o piso secar. Isto é válido para pisos com aplicação de sinteco ou poliuretano.

Para piso de madeira com cera o ideal é limpar com vassoura e com aspirador de pó, use mensalmente pano com removedor e depois de seco passe a cera, espere secar e dê brilho com a enceradeira. Nunca lave com água e sabão, pois é incompatível.


❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar

Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!
Aprenda mais sobre o mármore no Brasil