-->

Insegurança no relacionamento, como vencer

6 dicas para vencer a insegurança no seu relacionamento


Hoje vou abordar um sentimento muito mais comum nas mulheres do que nos homens, porém, somente algumas são francas o suficiente para  assumir a tal da insegurança no relacionamento.


Insegurança no relacionamento como sobreviver



Sabemos o quanto a insegurança no amor assombra nossas cabecinhas, mas também sabemos que o melhor é não deixar que vire um paradigma em nossas vidas, afinal o sucesso nos relacionamentos é o que buscamos e ele passa longe da insegurança.


O que vai encontrar por aqui ao continuar a ler:


Como lidar e superar a insegurança
Como fazer para deixar de ter medo de ser rejeitada e de ter ciúme
Como fortalecer sua relação e evitar insegurança no amor
Como conquistar sua confiança e ser feliz

Como você chegou nesse ponto de ser a pessoa mais insegura do planeta? Pelo menos é assim que você pensa, não? Primeiro, provavelmente você não é a pessoa mais insegura do planeta, em segundo lugar, é bom saber que todos nós somos um pouquinho inseguro e que esse é um método biológico de sobrevivência herdado de nossos ancestrais, graças a ele é que estamos vivos hoje, o danadinho foi feito para que o nosso lado estratégico evoluísse e assim minimizássemos nossos erros, o que na época custava a vida da galerinha da caverna.

Mas gratidão aos nossos ancestrais a parte, hoje sentir insegurança não nos ajuda, os tempos são outros e pessoas que demonstram insegurança seja no campo profissional ou no amor acabam sendo vistas como fracas.
mulher insegura espanta homem


Que fique claro, você não é fraca, na realidade é muito empática, muito autocrítica e emocional, tudo que um pouquinho de boa vontade é facilmente resolvível.

Como você chegou a essa situação? Não foi do dia para a noite, não foi quinta-feira de tarde, após o cafezinho com sua amiga do trabalho, naquele refeitório de decoração duvidosa que nem é bom comentar…

Foi ao longo do tempo, com pequenas diretas do ser amado, aqui vou fechar em sinais e situações referente a insegurança no seu relacionamento, coisas e situações que acontecem de modo sutil no início e que por falta de amor próprio acabamos por aceitar. Uma invertida aqui, um fora na frente dos amigos do casal ali, uma crítica velada à sua roupa, sua maquiagem e assim quando percebe já está toda machucada por dentro.

Normalmente essa forma de ser tratada é muito tolerada pelas mulheres, afinal é o jeito dele… É só uma brincadeira…. No fundo ele me ama, ele quer meu bem… Ou o pior, ele faz isso para me proteger. Menina, acredito que se reconheceu nessa moça que tem na realidade um relacionamento abusivo. Saiba que basta alguns relacionamentos assim para destruir seu ego, sua autoestima e então vem a catástrofe: Finalmente você encontra um cara legal, um homem que trata você na medida do respeito que espera dele, que dá carinho e atenção como deve ser, porém já está com uma visão míope das coisas e uma carência do tamanho de um oceano, daí, não contente com ficar analisando tudo que esse homem faz você ainda insere nessa relação uma planilha de Excel, tudo que ele faz é contabilizado, mas o que você faz não o é, pelo menos não com o mesmo peso e me conte, amiga, qual o ser humano que aguenta ser cobrado por tudo?
insegurança não trabalhada pode destruir a sua expectativa de ser feliz.

Porque na sua cabeça está tudo misturado e ele é julgado por uma juíza que não consegue ver a relação de forma natural. Se ele se atrasa, é porque saiu com outra. Se, como todo homem, ele esquece de elogiar seu cabelo ou seu vestido - Ai meu Deus! - O mundo acabou. Menina, pare com isso, será que não percebe que essa monstrinha que criou dentro de você tem somente um único objetivo, o de “provar” seu ponto de vista, aquele em que o seu boy é mau e perverso e por isso você deve terminar com ele?

Tá, mas e depois que a monstra provar isso, acabando com sua relação o que ela vai lhe proporcionar? Um homem melhor? Um novo amor? Acredito que não, na realidade vai reforçar pensamentos negativos e enraizá-los ainda mais em você, sem falar da consequência que é de se sentir mais triste, magoada, acreditar menos ainda nos seus atributos como mulher e daí as coisas só tendem a piorar, porque quanto mais nos sentimos inseguras mais atraímos pessoas perversas para nossas relações. É o ciclo da infelicidade se instalando em sua vida e o pior foi você que convidou e o fortaleceu.

Bora mudar esse quadro, vou dar dicas poderosas de como superar a insegurança nos relacionamentos.

INSEGURANÇA NO AMOR, COMO É POSSÍVEL SUPERAR


1. Como lidar e superar a insegurança no amor



Saiba que é normal se questionar se tudo está bem, isso só deve ser combatido quando começar a se questionar todos os dias, se isso atrapalha a sua rotina. Não fique dando uma de a culpada do mundo, se você está dando o seu melhor para esta relação, se está cuidando de si mesma e não fazendo dessa relação o único motivo de viver, tudo está ok, não precisa entrar em pânico.
Saiba que os homens lidam melhor com as relações do que as mulheres, eles não “perdem” tanto tempo se questionando, apenas vivem.

Na prática se realmente sentir seu namorado, noivo ou marido um pouco longe ou até mesmo se quiser se precaver do desinteresse do parceiro alguns passos simples são fundamentais:
Tenha sua própria rotina semanal, agenda de compromissos que não inclui seu amado, academia, cinema com as amiga, um curso.
Não fique disponível o tempo todo, é quase uma consequência do item anterior, homens gostam de lutar pelo que consideram dele, se você estiver ali, ao alcance dele as chances de desinteresse progressivo são reais.
Fique um tempo off, não sempre é claro, mas esporadicamente não estar online no WhatsApp é de bom tom.
Cuide de sua aparência, ter conteúdo é importante sim, mas homens são visuais, mulheres bem cuidadas chamam a atenção, logo se sempre estiver bem, além de atrair os olhares do amado atrairá dos outros também, isso pode despertar o macho alpha que existe nele.
Invista em surpresas romântica, mas não seja a chata que fica tentando fazer o especial todos os dias, tudo que é demais enjoa. Bom senso, moça.
Por mais que em determinados momentos sinta alguma insegurança, não demonstre isso.

Cuidando de si mesma e tendo uma rotina própria com certeza começará a evoluir no caminho do resgate da sua segurança, mulheres poderosas são mulheres seguras.
mantenha o controle da insegurança e seja próspera.



2. Como fazer para deixar de ter medo de ser rejeitada e de ter ciúme



Ciúmes atrapalha qualquer tipo de relação, óbvio que um pouquinho é o tempero, lembre-se do sal todas as vezes que começar a sentir ciúmes, muito sal na comida acaba com a melhor das refeições, ainda que esteja com uma aparência saborosa, que tenha um aroma delicioso, basta provar para rejeitar por completo o prato, certo?
Com a relação é a mesma coisa, não estrague seu relacionamento com pensamentos vazios. Você é totalmente capaz de identificar o gatilho, isto é, aquilo que desencadeia seu descontrole, assim identificado não deixe de fazer a ação que inicia esse seu desajuste e troque por algo mais produtivo, se no começo errar algumas vezes, persista no processo que logo você estará novamente no controle das suas emoções e sem apresentar sentimentos prejudiciais.
Dicas para esquivar-se do ciúmes:
Sempre que for falar algo que sabe claramente ser uma crítica ou ataque movido por esse sentimento, pare, inspire e expire profundamente por duas vezes, então terá tempo de refletir sobre a situação e não prosseguir no desatino.
Se seu companheiro faz algo que realmente acredita ser desrespeitoso, converse com ele de forma analítica, informe como a ação dele não auxilia o crescimento da relação e ainda lhe é desconfortável. Não exploda, isso só o afasta e reforça o processo de ciúmes em você.




3. A insegurança na relação quando temos menos atenção do companheiro



Em todos os tipos de relação, não só no relacionamento entre casais existem fases e muitas delas são normais, na realidade são até fruto do amadurecimento. Se ele não dá mais tanta atenção como era no início isto é bem razoável.

Todas as relações no início carecem de mais atenção devido a se estar conhecendo a pessoa, ao fato da paixão inicial e com a continuidade da relação as pessoas passam a voltar a rotina de compromissos, logo, a atenção medida em tempo diminui, mas não é sintoma de diminuição do gostar.

Mas se a relação já está com mais de seis meses e de uma hora para outra a coisa foi muito radical e sem motivos plausíveis é hora de checar se realmente ainda estão em sintonia, precisam de um pouco mais de dedicação, mas ficar fazendo cena de insegurança, ciúmes e cobrança não dará o resultado que busca.
Vamos usar a nossa inteligência e criatividade, quebre a rotina, traga algo especial para a relação.
Não cobre, procure proporcionar momentos que sejam gostosos para os dois, que propiciem o diálogo.
Busque também apimentar a relação na cama, não deixe as coisas caírem na monotonia.
insegurança no amor e na vida pessoal.

4 - Trabalhe sua expectativa e seja mais feliz sem tanta insegurança


Toda relação passa pelo estágio de idealização, isto é, o momento em que idealizamos e projetamos no parceiro o cara incrível que só existe em nossa cabeça, inevitavelmente vem o sentimento de frustração quando acordamos do conto de fadas que só existia em nossa cabeça.

Veja lado positivo, após esse momento de profunda decepção a relação passa para o estágio dois, onde começamos a construir algo real, com pessoas reais que não fazem tudo como roteirizávamos, que têm seus próprios roteiros de vida, agendas, defeitos, qualidades, mas que acima de tudo são reais.
Não quer se frustrar? É fácil, pare de ter expectativas, tenha sonhos, metas, objetivos, mas zero de expectativa.
Fantasie menos o relacionamento, aquele lero-lero de príncipe encantado não existe, por outro lado você tem um homem de carne e osso. Mantenha o sentimento vivo, cultive o sentimento, não a utopia.
inteligência emocional nos relacionamentos a dois.

5 - A individualidade mesmo sendo um casal


Fique de boa, vocês são um casal, mas antes de se conhecerem já eram pessoas e têm bagagem, amigos e uma história de vida. A cobrança em algumas pessoas chega a beira da loucura, fazendo com que percam a linha, que invadam o espaço do outro.
Seu boy tem o direito de não dar a senha do celular dele para você, acredite.
Você também tem o direito de não dar a senha do seu celular e de suas redes sociais à ele.
Não invada o espaço dele quando disser que irá jantar com os amigos, claro que tudo deve ser combinado, mas não cobre depois.
cultive ons pensamentos e afaste a insegurança nas relações

6 - Pare agora com o jogo das indiretas e seja feliz


Só para que fique claro, homens não estão nem aí para indiretas.

Cuidado com as caretas e beicinhos ele pode até achar que você está tendo um AVC, mas dificilmente toda essa novela vai resultar em melhora de atitude, homem odeia ceninhas.
Exponha seus sentimentos sem explosões.
Fale abertamente e com objetividade do ponto que te desagrada, mas use o bom humor.
Cuidado com o excesso de bronca, provavelmente seu boy já tem mãe, ele busca em você uma parceira, alguém que tenha bom humor e se divirta até quando as coisas não saem como planejado.
Para finalizar evite frases de insegurança no relacionamento, dê vazão ao seu lado seguro, a nossa cultura não nos deixa nos valorizarmos, chega a ser quase um pecado, bobagem, deixe o seu valor emergir, Minimize os chiliques, cuidado com excesso de DR, nem guarde tudo para si, isso faz mal, trabalhe sua inteligência emocional.

Ser 100% feliz é possível quando dividimos a responsabilidade entre os envolvidos, não coloque tudo nas costas dele e identifique se ele também quer investir na relação, se a resposta for não, veja se vale a pena trazê-lo para você ou se o melhor é buscar outra pessoa.
relacionamento sem insegurança é possível.

Não se culpe o tempo todo, quando começar a entrar nesse jogo, pare e saia imediatamente, não existem culpados, existe formas de trabalhar a relação e a responsabilidade é mútua.

Uma vez conversado sobre uma situação, esqueça dela, não jogue na cara dele, não é saudável e não tolere que façam isso contigo.

Espero que tenha ajudado a dar um norte para seus pensamentos. No fundo queremos é ser felizes e é nisso que devemos nos apoiar, cada um sabe o que isso significa e o quanto quer investir.



❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar



Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!