-->

Decoração - Papel de Parede, como escolher o ideal

Papel de Parede - Escolha o Modelo Certo

 Decoração com Papel de Parede



O papel de parede era um ícone de status nos anos de 1980, nesta época casas e apartamentos de pessoas de "bom gosto" deveriam inevitavelmente tê-los em suas paredes, conquanto algumas questões fizeram com que ele caísse em desuso.

O papel de parede era aplicado em todas as paredes, sem dar um respiro para os olhos, em muitos casos parecia mais com uma caixa de bombons finos do que uma sala ou quarto, a forma de fixação era outra questão negativa, feita com uma cola especial que no momento de retirada causava muitos danos a superfície da parede e também não eram lá muito resistentes. 

Por consequência, foi gradativamente extinguido da decoração de residências e imóveis comerciais ficando restrito seu uso, ao final daquela década, somente aos hotéis de gosto duvidoso.

Hoje em dia o setor evoluiu, os designers e  arquitetos o redescobriram, temos vários tipos de papéis de parede bem como a questão de durabilidade e aderência foram trabalhadas, dando mais opções para o cliente final. Sendo assim voltou com força total nos últimos anos, entretanto, utilizados com maior critério e bom gosto.
decoração com papel de parede

Papel de Parede - Tipos Disponíveis Nas Lojas de Decoração


  • Papel de Parede Vinílico - produzido com PVC é ideal principalmente para locais com grande volume de circulação, restaurantes, hall de empresas e hotéis. Pela sua matéria prima ser mais rígida pode ser aplicado em paredes com imperfeições.
  •  Papel de Parede Vinilizado - também elaborado a partir do PVC poderá lavar sem que ocorra degradação, são os que mais possuem opções de estampa. porém desaconselhado para paredes que podem sofrer umidade, por não permitir que estas respirem. Tanto este como o anterior a remoção deve ser feita por abrasão.

  • Papel de Parede Tradicional - Elaborado a partir de celulose/papel, é mais frágil, devendo ser utilizado em locais secos e com menos circulação de pessoas, ideal para ser aplicado em paredes lisas e sua limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido em água. Sua remoção deve ser feita deixando de "molho" com água morna e se for impermeável deverá ser lixada a superfície previamente

  • Papel de Parede TNT - De poliéster e celulose, pode ser utilizado em ambientes úmidos e secos, paredes e superfícies com pequenas irregularidades. Limpeza  com detergente e água. A remoção é feita a seco.

  • Papel de Parede Mica - Normalmente possuem pedras aplicadas ou outros materiais. Ideal para ambientes com pouca circulação e sua manutenção dever ser feita com apenas pano seco, não sendo ideal para áreas úmidas. A remoção deve ser feita a seco e em muitos casos o precisará de auxílio de um profissional.

  • Papel de Parede Acetinado - É mais uma modalidade do papel de parede tradicional, porém sua vantagem é o menor acúmulo de poeira, seguindo as mesmas regras do tradicional nos demais quesitos.

 
decoração com papel de parede, decorar com papel de parede, comprar papel de parede
Algumas ideias de como fazer a aplicação seja do quarto ou da sala.

Durabilidade do Papel de Parede


Em geral a durabilidade é de três vezes o período da pintura, no caso dos vinílicos pode chegar até 12 anos.

Contudo, devemos alertar que vai depender da forma como é feita a limpeza, qualidade da superfície aplicada, paredes que têm infiltrações ou outros probleminhas diminuem a vida útil do papel de parede.

decoração papel de parede

Papel de Parede - Como são vendidos


Em geral, são vendidos em rolos com metragens específicas ou peças. Tenha sempre em mente que terá o desperdício de até 20% do material, então compre um pouco a mais. Mesmo sabendo que a loja poderá fornecer material extra caso erre nos cálculos, saiba que cada lote pode sofrer variação de tonalidade.

Dicas Finais para Acertar na Escolha do Papel de Parede


 - Pode-se fazer a utilização de border, são papéis de parede com largura menor e que fazem a transição/divisão entre o papel de parede escolhido e a parede comum, 


 - Primeiro faça a pintura de todas as paredes e ao final faça a aplicação, assim terá maior liberdade de criar.


 - Utilize aplicativos que fazem o teste de como ficará a sua parede, aconselho a leitura deste post que ensina como escolher a cor do quarto.


 - Você pode optar por colocar em toda a extensão da parede escolhida, ou apenas uma faixa horizontal, em geral a metade inferior da parede.


 - Ainda poderá utilizar moldura de gesso no lugar do border tradicional.

Papel de Parede - Comprar

 

comprar papel de parede
Modelos de papel de parede para comprar
Papel de Parede Nº 1
Outros Modelos de Papel de Parede com ótimos preços.Agora cabe a você decidir qual papel de parede comprar, em que local e como utilizar. No entanto, é sempre bom alternar ambientes/nichos com revestimentos e paredes pintadas, o charme da decoração está exatamente em conseguir mesclar os materiais.

Acredito que tenha ajudado você a elucidar um pouco as suas dúvidas e possa fazer uma boa escolha quando for comprar o papel de parede para seu imóvel.

❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar



Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!