-->

Limpeza de caixa d'água - Saiba todos os procedimentos

Como limpar a caixa d'água


limpeza de caixa d'água

 

 Em um momento que estamos com escassez de água em algumas regiões saiba a importância da limpeza de caixa d'água



A caixa d'água deve ser limpa periodicamente para evitarmos a contaminação da água que nela é captada, ou seja, evitarmos o desperdícios.

Devemos ter a caixa d'água limpa para mantermos as doenças longe de nossa família, pois muitas bactérias se proliferam quando há sujeira acumulada, como restos de animais mortos, fungos, larvas de insetos.

Não se deve, por maior que seja o calor, nadar ou se banhar em caixas d'águas, parece óbvio, mas infelizmente, um fato recente foi presenciado e amplamente divulgado nas mídias sociais, em especial no Facebook, onde funcionários de uma lanchonete, de uma super rede americana foram flagrados tomando banho na caixa d'água do local, essa mesma rede não teve como negar, já que as imagens estavam pipocando pela internet e só para que saiba a cidade era a de São Paulo, em uma localização nobre, a avenida Faria Lima.

O material foi divulgado pelo jornal Estadão e obviamente a assessoria de imprensa da lanchonete disse que estavam apenas limpando, ok ok, mas nunca vi alguém limpar uma caixa d'água assim, principalmente tratando-se de uma lanchonete, será que esfregaram com a escovinha de sanitário? Enfim, o vídeo está aí enquanto a lanchonete não consegue uma liminar para retirá-lo do You Tube.

Todo cuidado é pouco com a manutenção da limpeza do ambiente e da água que consumimos.


Bom, voltando, o ideal é que contratemos empresas especializadas na limpeza e desinfecção de caixas d'águas, mas se a grana estiver curta, vamos ensinar o passo a passo que deve ser repetido a cada doze meses, sim, fique de olho e pegue no pé do seu síndico, para saber se há efetivamente esta limpeza em seu condomínio.

Outra questão é a vedação, de nada adianta limpar e deixar alguma frestas, a tampa deve tampar e vedar totalmente.

Como fazer a limpeza de caixa d'água


Limpeza de caixa d'água
- Para iníciar os trabalhos entenda que o serviço é demorado, todo o procedimento dura por volta de 4 horas, então espere um dia que possa ter mais alguém na residência para atender telefone, campainha, dar um apoio.

- Lembre -se de separar tudo o que irá precisar antes de começar a limpeza da caixa d'água, como escova macia, panos, luva, bota de borracha, baldinhos, 1 litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade de água da caixa e uma escada em perfeitas condições de uso, para não se acidentar e nem pensar em ficar próximo a fiação e rede elétrica, você estará com boa parte do corpo molhada.

- Feche o registro para que ocorra o esvaziamento da caixa ou amarre a boia, aproveitando a água para uso normal, porém o último quinto de água deve permanecer nela, vede então a saída de água, pois esse restante será usado para a limpeza.

- Use somente a escovação e panos limpos para proceder a limpeza da caixa d'água, não faça misturinhas com sabão, detergentes e outros produtos químicos.
   
- Comece fazendo a esfregação com o auxilio da escova macia em toda a parede da caixa d'água.

- Retire a sujeira com a ajuda dos baldes panos, até que fique completamente limpa.

- Agora é um momento crucial, enxer novamente a caixa d'água e adicionar a água sanitária, um litro para cada mil litros d'água, exemplo uma caixa com 5 mil litros de capacidade usará 5 litros de água sanitária. Deixe ela aberta e de molho por duas horas, é o momento de descansar e limpar a bagunça que ficou no entorno dela.

- Não deixe ninguém utilizar a água nesse período, é algo bem sério, fique de olho nas crianças. Passado as duas horas, esvazie a caixa d'água, abrindo torneiras e dando descargas, é o momento que a água irá desinfetar o encanamento.

- Assim que estiver vazia, vede bem a caixa d'água, isso é fundamental e marque do lado de fora a data que foi feita a limpeza, agende em seu celular, um lembrete para uma semana antes de completar um ano para a próxima limpeza.

- Agora abra o registro e pronto, estará garantindo saúde para toda a sua família por mais um ano.
Viu, não é difícil, porém se tiver preguiça, ou falta de tempo, contrate uma empresa de limpeza de caixas d'água, com certeza farão um bom serviço.


❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar




Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!