-->

Banana - Conheça todos os benefícios nutricionais que a banana oferece

Todos os benefícios da Banana


banana e saúde

Entenda porque é tão importante incluir a banana em sua dieta alimentar

Ideal para combater e prevenir diversos males, têm propriedades que são consideradas funcionais. Sem dúvida é uma das frutas mais popular no Brasil, o consumo anual de bananas por brasileiros, segundo o IBGE, é em média de sete quilos por pessoa, e no mundo também faz muito sucesso, é uma verdadeira celebridade entre as frutas.

Contudo, algumas pessoas ainda possuem certa resistência em incluí-la em seu cardápio, principalmente em dietas de emagrecimento. Iremos mostrar porque não é verdadeiro o mito de que banana engorda, sabendo seus benefícios nutricionais verá o quanto é importante seu consumo para manter a sua saúde e ter uma alimentação saudável.
banana


Nutrição – As calorias e carboidratos podem assustar a princípio, porém, conforme verificar os benefícios para a saúde, verá que não existe motivo para temer ou repudiar seu consumo. Por exemplo, a banana nanica média é composta de 73% de água, cerca de 105 calorias, 1 g de proteína, possui ainda quantidades interessantes de minerais como potássio, ferro, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras. 
tabela nutrição banana

Problemas de saúde que a banana pode auxiliar a combater e prevenir:


Ansiedade, alterações de humor e depressão:


Já ouviu falar sobre o aminoácido triptofano? Essa substância, encontrada na banana, é um calmante natural, combate o mau humor por auxiliar o organismo a produzir serotonina (neurotransmissor que atua na regulação do humor e bem-estar), assim ao consumir a fruta a pessoa acaba tendo menos ansiedade, irritabilidade e depressão. 

Cãibras 


A banana atua para minimizar as contraturas musculares involuntárias, as cãibras, que ocorrem ao praticar esportes. Já que há perda de minerais como sódio e potássio, mas é um erro acreditar que somente sua ingestão fará uma proteção completa, segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, temos necessidade de ingerir outras frutas que sejam, ricas em sódio, como a laranja. 

Prisão de ventre 

Por ser rica em fibras, o consumo da banana pode auxiliar a regulação do intestino, sem necessidade de usar os laxantes tradicionais. 

Prevenir úlceras 


Sua ajuda na prevenção de úlceras se faz pelo seu baixo teor de acidez da banana que ameniza a acidez estomacal, além de formar uma camada protetora no estômago após sua ingestão. 

TPM 


Atua regularizando os níveis de glicose no sangue graças a presença das vitaminas do complexo B e C encontradas na banana, além do triptofano que age diretamente no humor. 

Anemia 


Por ser uma fonte de ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina, assim, combate e prevenir a doença que causa fraqueza e baixa resistência para atividades físicas. 

Hipertensão e AVC 


Por ser rica em potássio e pobre em sódio (sal) a banana ajuda a fortalecer as artérias, recompõe os níveis de potássio que atua na regulação da pressão sanguínea e ainda equilibra os níveis de sódio no organismo.

Agora que já sabe dos benefícios da banana para a saúde, basta adicionar uma porção diária em sua dieta para contar com a sua proteção, sem medo de engordar e tendo uma alimentação saudável. 

O que você mais gostou?

❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar





Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!