-->

Menopausa - Dicas de Como Amenizar os Sintomas

Será que a menopausa chegou?


Menopausa, essa palavra assusta a maioria das mulheres, contudo ela nada mais é do que o final da menstruação que, em geral, ocorre entre os 45 e 55 anos, porém as vezes ela chega entre os 38 e 40 anos, é a menopausa precoce.
enopausa

O grande problema da menopausa são os sintomas e hoje vamos dar dicas referentes a esse pacote de desconfortos tão temido pelas mulheres.

Como sei se estou na menopausa?


Através dos sintomas e com a ajuda do seu ginecologista.

Quais são os sintomas da menopausa?


 - Ciclo menstrual irregular, se tem mais de 40 e começou a observar este sintoma fique de olho e compartilhe com sua ginecologista.
- Se recentemente começou a ter desconforto no momento de urinar, como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor ao urinar e infecções no trato urinário, além de estar acima dos 40 anos, pode ser um sintoma da menopausa.
- As famosas ondas de calor, elas nada tem a ver com a temperatura ambiente, surgem rapidamente e não duram muito tempo, são típicas do período.
- A tonicidade da pele, unhas ou cabelo diminui, eles apresentam menos viço, pode ser mais um sintoma, desde que não tenha alterado sua rotina nutricional ou esteja tomando algum medicamento específico.
- O humor; esse se torna muito instável, ondas de depressão, irritabilidade desassociada, ansiedade, insônia e perda acentuada de memória. Não acredite que é apenas uma fase, fale com um médico ou psicólogo, não há nada de absurdo em pedir um apoio a um especialista.
- A gordura corporal passa a ser armazenada de forma específica na região abdominal, além de sentir que o metabolismo se torna muito mais lento.
- Sensação clara de que os ossos parecem estar mais finos e sensíveis, há uma grande perda de massa óssea nesse período e deve ser iniciado de imediato a suplementação de cálcio, porém quem pode dizer a quantidade correta e se é somente devido a menopausa é um médico. Vale começar o acompanhamento com um geriatra, não se assuste, quanto antes começar a visitá-lo mais tempo conseguirá retardar os sintomas do envelhecimento.
- E um sintoma que deve se tomar muito cuidado é o aumento de problemas cardiovasculares, isso se deve a diminuição da produção de hormônios femininos que protegem naturalmente o coração da mulher.

 Todos os sintomas descritos só são sintomas da menopausa se existir pelo menos três deles e você estiver acima dos 40 anos, antes disso poderão estar presentes por outras questões, ok?
calor na menopausa

Convivendo Com os Sintomas da Menopausa

Não adianta ficar se lamentando, todas nós iremos passar por essa fase, não a encare como um tabu, algo ruim ou negativo, é apenas mais uma fase e que traz sim pelo menos um benefício, dará adeus àqueles sintomas da TPM. Quantos ao da menopausa logo irão desaparecer.



- Calores: eles ocorrem pela diminuição do estrogênio, quando a onda de calor aparece o rosto e colo podem ficar vermelhos e o desconforto dura cerca de 2 minutos e desaparece em 30 minutos, no máximo. Nesses momentos a temperatura do corpo pode subir até 7 graus.



O que fazer?

- Use roupas leves;
- Cuide da alimentação, fuja da cafeína e de alimentos quentes como pimenta e gengibre (porém não é uma regra) e bebidas alcoólicas;
- Evite alterações emocionais que pode desencadear o processo, a prática de respiração profunda, meditação ou yoga pode ajudar a superar essa fase.
- Leve a sério a questão da osteoporose, como alimentos ricos em cálcio como leite, couve, suco de laranja e peixes. Suplementos de cálcio são bem-vindos. O sol, caminhadas e proteínas também são necessárias.

E a reposição hormonal?

- Não adianta ficar reescrevendo o que já cansou de ler na internet, a reposição hormonal traz muitos benefícios, porém nem todas as mulheres devem fazer uso. Quem melhor pode aconselhar e informar quais os riscos do que seu ginecologista?





Procure saber sobre as terapias alternativas como a acupuntura, fitoterápicos, homeopatia, alimentação natural e claro meditação, como dito anteriormente. Faça o que sentir que está trazendo resultados positivos.

Mesmo na menopausa você pode e deve manter relações sexuais, que auxiliam na saúde vaginal, elasticidade e espessamento das paredes vaginais, além da questão emocional. É válido lançar uso de lubrificantes a base de água, devido ao ressecamento da região.
menopausa e exercicio
Seja feliz em todas as fases da vida

Para finalizar, se ainda não chegou na menopausa e está lendo este artigo, acredite, tirou a sorte grande, porque a prevenção é a melhor ferramenta para ter saúde na terceira idade. Não espere que tenha falta de cálcio para começar a ingeri-lo nas quantidades necessárias.



❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar


→ Como organizar um banheiro pequeno?

→ Veja a decoração de 14 Quartos para meninas adolescentes
→ Decoração - Mesas de pallet

Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!