-->

Dieta - A importância da Vitamina K

Os benefícios da vitamina K

A vitamina K tem papel super importante em sua dieta, você realmente sabe os benefícios dela para sua saúde?

vitamina K
A super vitamina K blinda a saúde dos ossos, previne tumores e ainda protege seu coração.
Mesmo quem se preocupa com a sua dieta e nutrição acaba meio que esquecendo ou nem sabe qual a verdadeira importância dessa vitamina em sua dieta e muito menos qual a quantidade necessária de ingestão diária ou em quais alimentos pode encontrar.
Bom, em primeiro lugar o que você deve saber é quem deve tomar muito cuidado com o seu consumo. As pessoas que sofrem de trombose ou problemas é propensa a excesso de coagulação sanguínea.


Ela auxilia na cicatrização, acelera o processo de estancar sangramentos e auxilia na produção de protombina.

Dietas pobres em vitamina K alteram a calcificação dos ossos, não basta ter uma quantidade interessante de vitamina D no organismo ou ingerir cálcio, pois nossa amiga participa de ativação das proteínas responsáveis pela mineralização dos ossos.

A vitamina K tem papel importante também na ativação de algumas proteínas que influenciam as atividades cardiovasculares e calcificação das paredes das artérias, com a presença da vitamina o processo fica mais lento. Mantendo o cérebro mais rápido e coração saudável.
Cientistas japoneses, em estudo científico, notaram que pode-se diminuir o risco de desenvolvimento de tumores no fígado.

Nas maternidades as crianças tomam uma injeção intramuscular de "bem-vindo" de uma bela dose de vitamina k para evitar um mal hemorrágico no estômago, intestino e trato urinário. Pois durante o período de gestação sua absorção é muito pequena, já que a placenta não faz um bom transporte desse nutriente e o intestino dos recém-nascidos não é capaz de produzir essa substância.
Por ser uma vitamina lipossolúvel adicionar uma colher de azeite a sua salada verde pode auxiliar no aumento de sua absorção pelo organismo.

Existem as modalidades de vitamina K em K1, K2 e K3, sendo a K1 a forma mais comum encontrada em folhas verdes escuras, a K2, ou menaquinona, é produzida pela fora intestinal e aparece no fígado de várias espécies animais. Por último a K3, a menadiona, que é produzida sinteticamente e adicionada  aos alimentos industrializados para enriquecimento vitamínico.

A recomendação diária de ingestão é de apenas 120microgramas para homens e 90 microgramas para mulheres, alguns especialistas no entanto dizem que deveriam ser um pouco mais elevados esses valores.

É moleza atingir essa quantidade diária, veja abaixo algumas sugestões:

Couve-de-bruxelas - 3 unidades = 460mcg
Brócolis cozido - 5 buques = 248mcg
Alface - 3 folhas = 118mcg
Cenoura crua - 1 unidade pequena = 104mcg
Ovo cozido - 1 unidade = 24mcg
Abacate - 4 colheres de sopa = 20mcg

Agora que já sabe de todos os benefícios lembre-se de aproveitar ao máximo o poder da vitamina K em sua vida.

❥ Continue conosco, alguns posts que pode gostar


Se gostou compartilhe com os amigos e inscreva-se no FB | IG ou no blog ali ao lado. Obrigada pela visita. Até a próxima!